Como encaixar o consórcio no orçamento doméstico



Na atual situação econômica em que vivemos, o planejamento tem sido a palavra chave para a manutenção das contas domésticas. O aumento das taxas de desemprego, somado à inflação e aos juros exorbitantes do cheque especial e do cartão de crédito têm feito com que muita gente pense muito mais do que pensava no passado, antes de assumir uma nova dívida. Nesse cenário, um investimento que parece estar atraindo muita gente é o da compra de consórcio.

Os consórcios funcionam como uma forma de realizar compras, parceladamente, sem que seja preciso arcar com as pesadas taxas de financiamento dos bancos. Sobre os consórcios há incidência de uma taxa que é paga a administradora do consórcio, mas nem de longe isso se aproxima dos valores pagos a título de juros nos financiamentos. Não só isso, ao passo em que no financiamento são gastos vários valores com juros, o valor investido no consórcio, quando da contemplação, é corrigido a uma taxa de 12% ao ano, mais que o dobro do que o dinheiro que permanece na caderneta de poupança.

Facilidades da aquisição de uma cota de consórcio

A principal facilidade de adquirir uma cota de consórcio, seja visando um imóvel, seja visando um automóvel ou até mesmo uma motocicleta, é o pagamento parcelado. Durante o desenrolar do procedimento do consórcio os envolvidos vão pagando valores mensais, de modo que a reunião de todas as parcelas permite que a administradora sorteie uma carta de credito e possibilite a um dos envolvidos adquirir o bem, logo no inicio do consórcio.
Não se pode esquecer também que, aqueles que estão com mais pressa, e não podem esperar pelos sorteios, têm a possibilidade de realizar lances, de modo a agilizar sua contemplação e aquisição do tão esperado bem. As facilidades de comprar uma cota de consórcio também estão no fato de que, se a pessoa não for contemplada e desejar vender sua cota, isso é possível, havendo uma grande quantidade de empresas que atuam no ramo. Em tempos de crise como os nossos, o consórcio é um excelente investimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compre um consórcio de caminhão e invista em você e na sua empresa